Login
Tipos de Barracas para Camping

15/01/2020

Tipos de Barracas para Camping

Já conhece os diferentes tipos de barracas que existem para aventuras outdoor? Não. Então olha só essa seleção que fizemos pra você!



As Barracas podem estar presentes em diversas situações em nossa vida... seja em uma brincadeira no quintal de casa, em uma aventura numa alta montanha ou para um camping na praia. E em cada tipo de ambiente ou emprego, pode ser que você precise  de algo especifico. Por isso escolher modelos corretos, de acordo com sua necessidade de uso, faz toda a diferença.

No mercado encontramos diversas marcas e modelos, com formatos, tamanhos e características diferentes. Hoje vamos citar aqui alguns deles, tomando como base um artigo do Blog Azimutantes. Bora lá!



Principais Tipos de Barraca


Canadense:
Barraca em formato triangular, têm pouco espaço interno se comparada com os outros modelos além de ser muito pesada devido a sua armação que geralmente é feita de aço. Foi muito utilizada antigamente mas atualmente está sendo substituída pela barraca iglu.




Iglu:
Bem conhecido hoje em dia, este modelo em formato de iglu é constituído basicamente por duas varetas que se cruzam e que mantém a barraca armada mesmo ser estar especada, também têm boa resistência ao vento e não é tão pesada quanto as barracas canadenses.





Tubular: Barraca em formato de túnel, bastante resistente ao vento e leve devido sua estrutura ser composta apenas de varetas curvadas, possuí bom espaço interno. Diferentes das barracas Iglu, as tubulares tem que ser especadas para que fiquem armadas.




Geodésica: 
Barraca semelhante a Iglu mas, com a  disposição das varetas diferente para melhorar a resistência aos fortes ventos de montanha, normalmente são compostas de três varetas ou mais de alumínio 7075.






Armação por Polos: 
Este modelo não muito difundido aqui no Brasil, é constituído basicamente por um teto de nylon, que é sustentado por bastões de caminhada ou amarrado em árvores, alguns modelos possuem um piso opcional que pode ser adquirido separadamente. Ótimo para quem procura proteção e leveza.





Barracas sem Sobre-Teto:
As barracas são constituídas pelo corpo e pelo sobre-teto, em algumas barracas o corpo é praticamente todo em nylon impermeável com uma pequena parte de tela na porta e no topo da barraca e o com um pequeno teto de nylon que cobre apenas a parte de tela do topo. Neste modelo a condensação é comum pois a ventilação não é eficiente. Hoje em dia existem alguns fabricantes internacionais que produzem este tipo de barraca com tela apenas na porta, sendo o corpo todo de tecido especial impermeável e respirável eliminando o problema da condensação. A vantagem deste modelo é a leveza devido a pouca quantidade de pano.





Barracas com Sobre-Teto:
Nas barracas que possuem o corpo de tela ou nylon respirável e sobre-teto de nylon impermeável o problema da condensação é quase nulo (podendo ocorrer no piso) pois é criada uma camada de ar entre o sobre-teto e o corpo, melhorando a circulação de ar e também possibilitando que a condensação ocorra no sobre-teto e escorra para o chão e não para o piso da barraca. A distância que o sobre-teto fica do chão faz diferença, quanto maior a distância maior é a ventilação, para climas frios é aconselhável que o sobre-teto fique próximo ao chão mantendo assim o ar quente no interior da barraca.    




E o que é Condensação?
Este fenômeno acontece em quase todos os tipos de barracas, da mesma forma que acontece no banheiro quando tomamos banho quente e o vapor se condensa ao encontrar o azulejo frio acontece com a nossa respiração e com a transpiração do corpo que aquecem o ar no interior da barraca e o mesmo ao encontrar a superfície gelada do nylon se condensa. O problema da condensação é onde ela ocorre, nas barracas com sobre-teto total a condensação ocorre no sobre-teto escorrendo para o chão e não para o interior da barraca, diferente das barracas sem sobre-teto onde a condensação acontece no nylon interno e escorre diretamente para o piso da barraca molhando os equipamentos e roupas que ali estiverem.A ventilação também é fator importante pois quanto melhor for a troca de ar menor será a possibilidade de ocorrer condensação.


É isso aí... agora é só escolher a sua barraca e partir para a aventura!

Voltar para Notícias

A melhor plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual. Monte a sua agora